Há alguns meses o Google postou em seu blog oficial que sites responsivos ou que possuem versão mobile terão melhores posições no ranking do google dos resultados de pesquisa. Isso significa que agora, junto com os mais de 200 fatores de ranqueamento que o Google possui em seu algoritmo, será incluso o fator responsividade.
Em outras palavras, um site responsivo é aquele que se adapta aos vários tamanhos de telas existentes, sejam de smartphones, tablets ou até mesmo monitores menores. Portanto, quando acessamos um site responsivo através de um dispositivo de tela menor, ele reorganiza o modo como as informações aparecem para que o usuário receba a melhor experiência de navegação e usabilidade possível.
Importante: Um site responsivo necessita de uma ótima estrutura e compactação de arquivos e imagens, para garantir velocidade de carregamento e evitar frustrações por parte do usuário.
Clique aqui e descubra se o seu site é otimizado para dispositivos móveis.
Qual o motivo da mudança do Google?
O maior motivo da mudança é pelo fato de que o modo como as pessoas acessam a internet está mudando, além disso, isso inclui o enorme crescimento nos acessos através de smartphones ou tablets. Em 2014, por exemplo, o Brasil ultrapassou a marca dos 130 milhões de usuários mobile.
46% dos usuários móveis afirmam que não retornam em sites onde encontraram problemas de navegação através do smartphone.